20 abril 2014

Bullying


Diga não ao bullying!

 O bullying acontece praticamente no mundo inteiro e é uma das grandes causas dos suicídios. Chega a ser um atormento tão grande que faz com que a pessoa entre em uma depressão profunda.

 Tem muitas pessoas que nunca sofreram bullying e não fazem ideia do quanto isso pode ser prejudicial e cruel. Muitas pessoas acham que o bullying é apenas uma "brincadeirinha", e por isso o praticam, sem ter ideia do quanto isso pode machucar.
 O bullying não é apenas xingamentos ou apelidos bobos, aqueles que você ignora e pronto. O bullying é quando isso já se torna algo mais grave e ocorre repetidamente. Podem ser ofensas diárias, agressões físicas, chantagens, ameaças, isolamentos ,preconceitos ,etc.
 Eu já sofri bullying na escola por 3 anos seguidos e queria passar a minha experiência do quanto isso dói :

 Eu estudei em uma escola por 8 anos. Quando entrei no 6º ano acabei ficando em uma sala que nunca estive antes. Fiz novas amizades.
 Talvez por motivo de ciúmes e por eu ser muito ingênua, me pegaram como "alvo" na sala. Começaram a espalhar mentiras sobre mim, e com isso as pessoas acabavam acreditando. As meninas implicavam muito comigo, me ameaçavam, se metiam demais na minha vida, nas minhas amizades e faziam de tudo para arruína-las. Eu tentava ignorar o máximo possível , mas com isso testavam mais ainda a minha "paciência" para ver até onde chegava...
 Na época e ainda hoje, minha mãe tinha problemas financeiras,tinha que trabalhar muito duro para poder pagar a minha escola, já que meus pais são separados e eu nem tenho mais contato com meu pai. Eu tinha o autoestima super baixo, além de ser muito tímida e ingênua . 
 As coisas começaram a piorar no 7º ano. Começaram a me tratar muito mau, arruinar os meus materiais escolares ( que minha mãe se sacrificava para poder comprar) , tacavam objetos em mim,etc. 
 Eu voltava muitas vezes da escola chorando no caminho, passava o dia todo trancada no quarto, não queria ir para a escola de jeito nenhum. Não conseguia prestar atenção nas aulas e nem me concentrar nos estudos, sendo que eu sempre fui uma aluna esforçada e tirava notas boas.
Com isso minha mãe teve que se meter no meio pois aquilo já estava passando dos limites. Ela não aguentava mais me ver daquele jeito. Ela já tinha ido reclamar para a escola mas não adiantou nada , então ela teve que reclamar com os pais. Minhas colegas com raiva de mim , falaram que eu não sabia me "defender sozinha". 
 Já que as pessoas eram muito maria vai com as outras influenciáveis, todos começaram a se distanciar de mim depois que a minha mãe foi reclamar, como se eu fosse algum tipo de "germe contagioso" . Simplesmente tentei focar em outras coisas e ignorar aquele tipo de comportamento  infantil. E o irônico é que eu que era chamada de " bebêzinha". (Hoje eu só dou risada.)
 Um ano depois ( 8º ano) as coisas melhoraram um pouquinho, eu continuava meio excluída, mas pelo menos não me provocavam tanto como antes. 
 Eu continuei sendo eu mesma até o fim, decidi que não mudaria por ninguém. Eu fazia minhas loucuras e me divertia do meu jeito. Eu não precisava fingir ser alguém que eu não era apenas para me " enturmar" com gente falsa e aproveitadora , que não merecia o meu carinho e minha amizade. Por isso continuava com apenas poucos amigos, aqueles que me faziam feliz de verdade.
 No ano seguinte (9º ano) por falta de condições de pagar uma escola particular, me mudei para uma escola pública, e lá fiz novas amizades e era tratada com respeito. Lá todos eram tratados iguais. Com isso fui deixando de me sentir igual uma " perdedora " para uma garota "normal". Eu pudia ter os amigos que quiser, ter o direito de falar o que quiser e interagir com as pessoas, sem ser julgada. Ou seja, comecei a me sentir "livre".  
 Mesmo mudando de escola ,continuei mantendo contato com minha antiga amiga, que esteve comigo em todos aqueles momentos, e nós sofreamos bullying juntas. Hoje a considero uma amiga de verdade e somos melhores amigas até hoje. 
 Eu ainda tenho algumas "cicatrizes" que não se fecharam, e por isso sou um pouco tímida, meio insegura, fechada e as vezes demoro um pouco para me abrir com pessoas novas, com receio de não gostarem de mim ,ou de fazer amizades erradas. Mas depois que conheço bem a pessoa, ou me dou bem de cara , eu me abro mais e acabo mostrando o meu lado divertido e engraçado de ser. Geralmente me dou bem com as pessoas loucas e extrovertidas. (Ser normal é chato).
 Hoje eu não me arrependo muito do que aconteceu, pois agora isso faz de mim uma pessoa mais firme, pois o que não nos mata nos deixa mais fortes. 
Agora não sou bem a mesma pessoa de antes, pois eu era boa...com as pessoas erradas. Continuo sendo boa, mas com as pessoas que merecem.  Os que não merecerem ( tem que ter um motivo bem ruim mesmo ) vão ter que conhecer o meu outro lado ... >:)  Brinks! 

 Agora antes de ofender alguém, pense antes, e se coloque no lugar de outra pessoa, pois nunca se sabe dos problemas que ela passa em casa ou de algo que ela já passou. Acho que todos nos merecemos algo chamado Respeito ,independente do motivo.

 Não desejo o mau de ninguém, só espero que as pessoas que praticam ou já praticaram o bullying, um dia cresçam, amadureçam, se arrependam do que fizeram e um dia se tornem pessoas bem melhores.
 Como sabemos, tem aquela frase: O que plantamos, nós colhemos. Ou seja, plante o bem,e não o mau.

* E caso você esteja sofrendo bullying, conte aos seus pais ou alguém próximo que possa te ajudar. Não guarde esse sofrimento todo só para você, pois a situação pode piorar. Nada melhor que um apoio!


Beijinhooooos


2 comentários:

  1. Amei o seu depoimento , de verdade .. também já sofri muito com isso , hoje em dia nem tanto , mas ainda não me sinto pronta para compartilhar , quem sabe um dia rs
    Seguindo seu blog , eu amei ♥

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir